Avançar para o conteúdo

Quem Somos

A Comunhão Popular é um movimento político e patriótico de inspiração cristã, criado a partir dos laços de amizade entre seus membros e pautado pela Doutrina Social da Igreja. Nosso propósito é reunir de maneira organizada e consequente todos os homens e mulheres de boa vontade, crentes ou não, que reconheçam no conteúdo ético do Evangelho a luz mais adequada para enfrentar os problemas políticos, sociais e econômicos de nosso país hoje.

Contra os reducionismos de direita e de esquerda, nosso programa consiste na defesa de quatro valores básicos, os quais consideramos princípios fundamentais e inegociáveis de qualquer sociedade digna deste nome. São esses valores a Vida, a Família, o Trabalho e a Solidariedade – quatro palavras preciosas, que têm para nós um sentido bem concreto, exposto em nosso manifesto fundador.

O lema da CP é “Sob Deus e com os pobres”.

Nosso símbolo é o ramo de trigo, elemento que remete a vários temas especiais para nós: o trabalho, expresso no cultivo da terra; a partilha, na divisão do pão; o sustento, na fome saciada; a tradição, nas raízes bem fincadas no solo; e, é claro, a Eucaristia, Pão da Vida.

O patrono da Comunhão Popular, perpétua fonte de inspiração, é o escritor Ariano Suassuna, autor do “Auto da Compadecida”.

Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom da Bahia, e Santo Óscar Romero, Voz dos sem voz, são os nossos padroeiros.