Fruto de grandes debates internos, o nome Comunhão Popular expressa muito bem, e de forma bastante sintética, tudo o que somos e cremos.
“Comunhão” remete em primeiro lugar ao nosso processo de formação. Não temos padrinhos políticos nem financiadores ocultos. Surgimos a partir dos laços de amizade e dos ideais compartilhados por dezenas de pessoas, das mais diferentes origens.
Além disso, “Comunhão” serve ainda para indicar o nosso grande diferencial. Partidos, como o próprio nome diz, buscam representar partes da opinião pública. Nós pretendemos dar voz ao conjunto da sociedade brasileira, ao bem comum.
O termo “Popular” também é essencial em nossa identidade. Primeiro, porque está no nome de várias antigas organizações políticas que nos inspiram. Depois, porque faz referência ao conceito de Povo, que é central em nossa visão de mundo.
Raça indica uma unidade biológica. Classe remete a uma unidade econômica. Estado referencia uma unidade política, territorial.
Povo é diferente. Povo é uma unidade histórico-cultural. E para nós é isso que dá verdadeira unidade ao nosso país: a sua língua, a sua fé, os seus valores, as suas festas, a sua tradição construída no tempo.
Por fim, a noção de Povo, quando oposta à de elite, remete ao “povão”, isto é, aos mais pobres, aos mais frágeis, aos prediletos de Deus, juntos dos quais queremos sempre ser encontrados, lutando com eles por seus direitos, conforme exige a lei natural.